O Teatro de
Sombras – A Arte Milenar do Oriente:
O Teatro de sombras é uma arte milenar que une
as linguagens do campo do teatro de animação, em que estão inseridos as
marionetes, bonecos, objetos e máscaras. Técnica simples, na qual através de
uma tela em branco produz um foco que se ascende com a luz, sombras de
silhuetas de figuras humanas, animais, ou objetos, recortadas em papel, são
projetadas em conjunto ou isoladas contando histórias de faz de conta.
Existe até hoje a dúvida da onde originou o
teatro de sombras, mas acredita-se que tenha sido na China ou na Índia.
No Egito a técnica desenvolvida foi influência dos povos da Ásia e que contavam lendas populares e eventos históricos. Na Itália a igreja usou o teatro de sombras para educação religiosa e em Paris teve a chamada “Sombras Chinesas”. Resumindo, essa técnica de sombra logo foi usada como protótipos do cinema de animação.
No Egito a técnica desenvolvida foi influência dos povos da Ásia e que contavam lendas populares e eventos históricos. Na Itália a igreja usou o teatro de sombras para educação religiosa e em Paris teve a chamada “Sombras Chinesas”. Resumindo, essa técnica de sombra logo foi usada como protótipos do cinema de animação.
Teatro
de Sombras na China:
Existe
uma lenda chinesa
a respeito da origem do teatro de sombras: No ano 121, o imperador Wu'Ti da
dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado
ao mago da corte que a trouxesse de volta ao "Reino das Sombras",
caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e,
com uma pele de peixe macia
e transparente, confeccionou a silhueta de
uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra
a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No
dia da apresentação o imperador e sua corte se reuniram no jardim do
palácio. O mago fez surgir, ao som de uma flauta, a
sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste
momento teria surgido o teatro de sombras. (Wikipedia)
O teatro de sombras chinês procurava resgatar
os movimentos do cotidiano como valores da amizade, respeito com a autoridade e a natureza. Um teatro estilizado com movimentos e gesticulações controladas. Seus
figurinos e cores possuem significados próprios, utilizam simbologia,
inventividade e não-realismo, e se afastam da técnica naturalista, o ator
manipulador vai modulando a voz do narrador.
É valorizada principalmente a
manipulação das silhuetas feitas pelos marionetistas que busca através da
observação real os movimentos e traços das figuras representadas. Era muito comum
encontrar um manipulador solista chamado de mestre, pois realizava todas as
funções do teatro em apresentações de cidade em cidade, para as festas. O
treino de manipulador acontecia na aprendizagem, o aprendiz deveria dominar a
dramaturgia, a confecção de silhuetas e ser exímio manipulador, pois em alguns
espetáculos deveria manipular simultaneamente e com sincronia para produzir
gestos e ações cheias de beleza e veracidade, cena de combate, guerreiros
montado em cavalos.
(Legenda em inglês. Vale muito assistir)
Teatro de Sombras na Índia:
Das passagens
de livros sagrados são descritos da prática do teatro de sombras
dentro de uma gruta e o manipulador do lado de fora projetando os seus bonecos
de couro. As silhuetas são diferenciadas pelo seu tamanho, sua coloração,
simbolismo dos personagens, o tema e estética. Durante muito tempo o teatro de
sombras na Índia foi a única forma de educação popular e combinava pensamento
religioso e normas sócias privilegiando o triunfo do bem sobre o mal. Depois as
passagens religiosas foram substituídas por formas cômicas, e abriu espaço para
improvisação que traziam temas contemporâneo, até brincadeiras obscenas que
divertia o público.
Teatro de Sombras na Indonésia:
Na
ilha de Java, o "Wayang" (silhuetas) teria surgido dos cultos
ancestrais da época pré-hindu, exercendo a função mágica de fazer a mediação
entre o homem e o mundo metafísico. As sombras eram utilizadas em espetáculos
de 49 dias, que com o decorrer reduziram para 7 dias, a atualmente é comum
encontrar performances de 1 hora, apenas. Os atores são figuras planas,
recortadas em couro transparente, bonecos esculpidos em madeira em relevo
inteiro ou semi-relevo com olhos estreitos e enigmáticos. No boneco o rosto é
sempre de perfil, o corpo na posição frontal e os pés apontados para o mesmo lado
do rosto. A figura é fixada com varetas de chifres de búfalo; ombros e
cotovelos móveis manipulados por duas varetas finas. Foco de luz é produzido por um lume brando
vindo de uma lâmpada abastecida a óleo.
(Aúdio em espanhol)
Teatro de Sombras na Turquia:
A aparição desse tipo de teatro
ocorreu no século XIII, tinha como característica a crítica social e política.
Realizado em feiras à noite cujo espetáculo conta com um único manipulador que
controla tudo: bonecos, texto e sonoplastia. O herói do teatro de sombras turco
é o árabe batizado "Karagöz", que significa olho negro, e que também leva o
nome do espetáculo. Espirituoso, possui uma retórica rápida e bem elaborada,
com trocadilhos e jogos de palavras grosseiras. Esse tipo de teatro era
predileto do povo e da corte do sultão, era apresentados em casamentos e
circuncisões. O auge do Karagöz chega com o inicio do ramadã (quaresma) mês
sagrado de jejum quando todas vão até os cafés ao entardecer.
(Não consegui identificar o idioma, mas só de assisitir você entende)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirlegal
ExcluirComo assim não conseguiu identificar o idioma?! No inicio do vídeo eles especificam que foi feito na Turquia!
ResponderExcluirMuito, Muito obrigado mesmo!
ResponderExcluirMe ajudou muito no meu trabalho de Artes q tava com dificuldade '-'
Muiti obrigada
ResponderExcluirValeu, mesmo me ajudou bastante.
ResponderExcluir😄