sábado, 1 de março de 2014

Teatro de Sombras - Criatividade a Mil

O Teatro de Sombras – A Arte Milenar do Oriente:


   O Teatro de sombras é uma arte milenar que une as linguagens do campo do teatro de animação, em que estão inseridos as marionetes, bonecos, objetos e máscaras. Técnica simples, na qual através de uma tela em branco produz um foco que se ascende com a luz, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais, ou objetos, recortadas em papel, são projetadas em conjunto ou isoladas contando histórias de faz de conta.
   Existe até hoje a dúvida da onde originou o teatro de sombras, mas acredita-se que tenha sido na China ou na Índia. 
  No Egito a técnica desenvolvida foi influência dos povos da Ásia e que contavam lendas populares e eventos históricos. Na Itália a igreja usou o teatro de sombras para educação religiosa e em Paris teve a chamada “Sombras Chinesas”. Resumindo, essa técnica de sombra logo foi usada como protótipos do cinema de animação.

   Teatro de Sombras na China:

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras: No ano 121, o imperador Wu'Ti da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta ao "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação o imperador e sua corte se reuniram no jardim do palácio. O mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento teria surgido o teatro de sombras. (Wikipedia)



 O teatro de sombras chinês procurava resgatar os movimentos do cotidiano como valores da amizade, respeito com a autoridade e a natureza. Um teatro estilizado com movimentos e gesticulações controladas. Seus figurinos e cores possuem significados próprios, utilizam simbologia, inventividade e não-realismo, e se afastam da técnica naturalista, o ator manipulador vai modulando a voz do narrador. 
É valorizada principalmente a manipulação das silhuetas feitas pelos marionetistas que busca através da observação real os movimentos e traços das figuras representadas. Era muito comum encontrar um manipulador solista chamado de mestre, pois realizava todas as funções do teatro em apresentações de cidade em cidade, para as festas. O treino de manipulador acontecia na aprendizagem, o aprendiz deveria dominar a dramaturgia, a confecção de silhuetas e ser exímio manipulador, pois em alguns espetáculos deveria manipular simultaneamente e com sincronia para produzir gestos e ações cheias de beleza e veracidade, cena de combate, guerreiros montado em cavalos.


(Legenda em inglês. Vale muito assistir)

Teatro de Sombras na Índia:


Das passagens de livros sagrados são descritos da prática do teatro de sombras dentro de uma gruta e o manipulador do lado de fora projetando os seus bonecos de couro. As silhuetas são diferenciadas pelo seu tamanho, sua coloração, simbolismo dos personagens, o tema e estética. Durante muito tempo o teatro de sombras na Índia foi a única forma de educação popular e combinava pensamento religioso e normas sócias privilegiando o triunfo do bem sobre o mal. Depois as passagens religiosas foram substituídas por formas cômicas, e abriu espaço para improvisação que traziam temas contemporâneo, até brincadeiras obscenas que divertia o público.

 



Teatro de Sombras na Indonésia


Na ilha de Java, o "Wayang" (silhuetas) teria surgido dos cultos ancestrais da época pré-hindu, exercendo a função mágica de fazer a mediação entre o homem e o mundo metafísico. As sombras eram utilizadas em espetáculos de 49 dias, que com o decorrer reduziram para 7 dias, a atualmente é comum encontrar performances de 1 hora, apenas. Os atores são figuras planas, recortadas em couro transparente, bonecos esculpidos em madeira em relevo inteiro ou semi-relevo com olhos estreitos e enigmáticos. No boneco o rosto é sempre de perfil, o corpo na posição frontal e os pés apontados para o mesmo lado do rosto. A figura é fixada com varetas de chifres de búfalo; ombros e cotovelos móveis manipulados por duas varetas finas.  Foco de luz é produzido por um lume brando vindo de uma lâmpada abastecida a óleo.


(Aúdio em espanhol)



Teatro de Sombras na Turquia: 


A aparição desse tipo de teatro ocorreu no século XIII, tinha como característica a crítica social e política. Realizado em feiras à noite cujo espetáculo conta com um único manipulador que controla tudo: bonecos, texto e sonoplastia. O herói do teatro de sombras turco é o árabe batizado "Karagöz", que significa olho negro, e que também leva o nome do espetáculo. Espirituoso, possui uma retórica rápida e bem elaborada, com trocadilhos e jogos de palavras grosseiras. Esse tipo de teatro era predileto do povo e da corte do sultão, era apresentados em casamentos e circuncisões. O auge do Karagöz chega com o inicio do ramadã (quaresma) mês sagrado de jejum quando todas vão até os cafés ao entardecer.

(Não consegui identificar o idioma, mas só de assisitir você entende)

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como assim não conseguiu identificar o idioma?! No inicio do vídeo eles especificam que foi feito na Turquia!

    ResponderExcluir
  3. Muito, Muito obrigado mesmo!
    Me ajudou muito no meu trabalho de Artes q tava com dificuldade '-'

    ResponderExcluir
  4. Valeu, mesmo me ajudou bastante.
    😄

    ResponderExcluir