terça-feira, 1 de julho de 2014

Oscar Wilde - A Comédia de Costumes

Oscar Wilde com sua Comédia de Costumes 
faz a Inglaterra Vitoriana toda ri
e também torcer o nariz


   Oscar Wilde foi um escritor irlandês. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais popular de Londres, em 1890.
   Na Inglaterra Vitoriana, poucos souberam usar a comédia de costumes melhor do que ele. Sua peça mais famosa é "A Importância de Ser Prudente" escrita em 1895. 


  O diferencial da comédia de costumes de Oscar é, notadamente o trabalho com as palavras, o emprego de personagens-tipo e as reviravoltas e complicações do enredo.
   Para Wilde, assim como para seus precursores romanos, o modo de expressar as ideias é muitas vezes mais relevante do que o próprio tema da peça, o que se dá, entre outros meios, através da utilização de trocadilhos, frases de efeito e reversão cômica.


   Nesse tipo de comédia até mesmo os nomes de personagens costumam ser bastante representativos e seus significados, muitas vezes, explorados comicamente na própria trama. Em "Estico", por exemplo, o pequeno escravo mensageiro Pinácio, cujo nome de origem grega significa "pinturinha", (figurinha no português atual), costuma expressar-se condizente com a sua baixíssima posição na escala social. A mesma estratégia de utilização irônica de nome de personagem é crucial em "A Importância de Ser Prudente".


   A Comédia de Costumes pode ser definida como um tipo de comédia que brinca com os códigos sociais de um grupo, fazendo uso de personagens-tipo. Os tipos mais comuns são o soldado fanfarrão, o jovem apaixonado, o parasita glutão, o escravo mensageiro, o escravo abusado, a sogra intrometida, a prostituta inescrupulosa, a matrona virtuosa, o velho libidinoso e a mocinha inocente.


   A sogra você pode conferir na obra de Wilde sendo Lady Bracknell, que pretende exercer todo controle absoluto sobre a vida de todos que a cercam.




   As personagens femininas, especialmente das jovens, são via de regra vítimas passivas dos desígnios de seus pais. A sua vontade pouco conta nas escolhas que afetarão suas vidas, principalmente a do casamento, porém, essa personagem na obra "A Importância de Ser Prudente" elas, não são tão ingênuas quanto parecem.  



   Ao subverter o comportamento de personagem-tipo, Wilde evidencia o seu grande domínio sobre as potencialidades cômicas dessa categoria de personagem.
   Aos criados, fica evidente a importância do papel cômico. Wilde contempla o mordomo de Algernon, Lane como uma mescla de características de vários tipos de criado do acervo clássico, o gosto por bebidas alcoólicas e seu sarcasmo.
   O propósito satírico das peças muitas vezes fica camuflado por detrás da aparente fachada farsesca. São os imbróglios. Situações hilárias costumam ser fruto de identidades trocadas.


   A história apresentada em "A Importância de Ser Prudente", é com a chegada de João na sua casa de campo, anunciando a morte do seu irmão Prudente, causando ao decorrer da peça divertidos mal-entendidos. Assim acontece a  animosidade entre Cecília e Gwendolen, quando pensam estar ambas noivas de Prudente, então, tornam-se cúmplices no desprezo pelos dois rapazes quando descobrem que nenhum dele chama-se Prudente e desse jeito planejam o casamento triplo do final da peça.


   Vários dos conflitos cômicos são gerados por algo de triste ou vergonhoso no passado das personagens. O desfecho dessas situações conflitantes só pode ocorrer após a anagnórise próxima ao final da peça. (anagnórise, ou reconhecimento é mencionado por Aristóteles na Poética, como um dos pontos altos do gênero trágico).


  Acontece também outro fato importante na peça que são os temas de reconhecimento de parentesco depois de um longo tempo e o aparecimento de um objeto-chave que serve como prova de identidade. Esses episódios acontecem no momento em que João descobre, após a confissão da preceptora Miss Prism, que ele é, na verdade, irmão de Algernon, e que seu nome, como o de seu falecido pai, é realmente Prudente, e que lhe confere posição social aos olhos de Lady Bracknell.


  
Clique no link abaixo para entender mais sobre contexto dessa peça:
(Stephania Ribeiro do Amaral)

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