Oscar Wilde com sua Comédia de Costumes
faz a Inglaterra Vitoriana toda ri
e também torcer o nariz
faz a Inglaterra Vitoriana toda ri
e também torcer o nariz
Oscar Wilde foi um escritor
irlandês. Depois de escrever de diferentes
formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais
popular de Londres, em 1890.
Na
Inglaterra Vitoriana, poucos souberam usar a comédia de costumes melhor do que
ele. Sua peça mais famosa é "A Importância de Ser Prudente" escrita em 1895.
O
diferencial da comédia de costumes de Oscar é, notadamente o trabalho com as palavras, o emprego de personagens-tipo e as reviravoltas e complicações do
enredo.
Para
Wilde, assim como para seus precursores romanos, o modo de expressar as ideias
é muitas vezes mais relevante do que o próprio tema da peça, o que se dá, entre
outros meios, através da utilização de trocadilhos, frases de efeito e reversão
cômica.
Nesse
tipo de comédia até mesmo os nomes de personagens costumam ser bastante
representativos e seus significados, muitas vezes, explorados comicamente
na própria trama. Em "Estico", por exemplo, o pequeno escravo
mensageiro Pinácio, cujo nome de origem grega significa "pinturinha",
(figurinha no português atual), costuma expressar-se condizente com a sua baixíssima posição na escala social. A mesma
estratégia de utilização irônica de nome de personagem é crucial em "A Importância
de Ser Prudente".
A
Comédia de Costumes pode ser definida como um tipo de comédia que brinca com os
códigos sociais de um grupo, fazendo uso de personagens-tipo. Os tipos mais
comuns são o soldado fanfarrão, o jovem apaixonado, o parasita glutão, o
escravo mensageiro, o escravo abusado, a sogra intrometida, a prostituta
inescrupulosa, a matrona virtuosa, o velho libidinoso e a mocinha inocente.
A
sogra você pode conferir na obra de Wilde sendo Lady Bracknell, que pretende
exercer todo controle absoluto sobre a vida de todos que a cercam.
As
personagens femininas, especialmente das jovens, são via de regra vítimas
passivas dos desígnios de seus pais. A sua vontade pouco conta nas escolhas que
afetarão suas vidas, principalmente a do casamento, porém, essa personagem na
obra "A Importância de Ser Prudente" elas, não são tão ingênuas
quanto parecem.
Ao
subverter o comportamento de personagem-tipo, Wilde evidencia o seu grande
domínio sobre as potencialidades cômicas dessa categoria de personagem.
Aos
criados, fica evidente a importância do papel cômico. Wilde contempla o mordomo
de Algernon, Lane como uma mescla de características de vários tipos de criado
do acervo clássico, o gosto por bebidas alcoólicas e seu sarcasmo.
O propósito satírico das peças muitas vezes
fica camuflado por detrás da aparente fachada farsesca. São os imbróglios. Situações
hilárias costumam ser fruto de identidades trocadas.
A história apresentada em "A Importância de Ser
Prudente", é com a chegada de João na sua casa de campo, anunciando a morte do
seu irmão Prudente, causando ao decorrer da peça divertidos mal-entendidos. Assim acontece a animosidade entre Cecília e Gwendolen, quando pensam estar ambas noivas de Prudente, então, tornam-se cúmplices no desprezo
pelos dois rapazes quando descobrem que nenhum dele chama-se Prudente e desse
jeito planejam o casamento triplo do final da peça.
Vários dos conflitos cômicos são gerados por
algo de triste ou vergonhoso no passado das personagens. O desfecho dessas
situações conflitantes só pode ocorrer após a anagnórise próxima ao final da
peça. (anagnórise, ou reconhecimento é mencionado por Aristóteles na Poética,
como um dos pontos altos do gênero trágico).
Acontece
também outro fato importante na peça que são os temas
de reconhecimento de parentesco depois de um longo tempo e o aparecimento de um
objeto-chave que serve como prova de identidade. Esses episódios acontecem no
momento em que João descobre, após a confissão da preceptora Miss Prism, que
ele é, na verdade, irmão de Algernon, e que seu nome, como o de seu falecido
pai, é realmente Prudente, e que lhe confere posição social aos olhos de Lady Bracknell.
Clique no link abaixo para entender mais sobre contexto dessa peça:
(Stephania Ribeiro do Amaral)
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