segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Teatro Francês & O Romantismo

A França com a Nova Configuração 
do Romantismo


   A princípio, o Romantismo foi o resultado de toda ânsia de liberdade e igualdade que marcou tanto a Revolução de 1789 quanto à das Comunas, na França. Passou a ser totalmente identificada com o absolutismo e os privilégios da nobreza, e por isso mesmo repudiada.

Revolução de 1789

   Novos protagonistas foram trazidos da Idade Média ou da história "moderna", isto é, a partir da Renascença. Os personagens, com o decorrer do tempo começam a serem oriundos da burguesia, eventualmente, até mesmo do povo; e, mesmo com a preservação do verso alexandrino (doze sílabas), a rígida rima parelha (de dois em dois versos) foi abandonada, para que a linguagem pudesse ter uma sonoridade mais próxima da vida real.
   O teatro francês passou a ser influenciado pelo teatro de outros países, como a Commedia dell´Arte (CLIQUE AQUI para saber mais), Shakespeariano (CLIQUE AQUI para saber mais) e os melodramas espanhóis (CLIQUE AQUI para saber mais), e como consequência do espírito da Revolução. 
   A configuração da nova dramaturgia deveria conter ensinamentos, respeitar os bons princípios e estimular a boa cidadania.


  O fundamental era a liberdade na escolha de temas; como também uma grande preocupação com o ambiente em que se passava à ação. Nos últimos anos do século XVIII apareceu uma peça chamada "O Castelo do Diabo", e também "A Torre de Nesle", um dos maiores sucessos de Alexandre Dumas pai (1802–1870). Um melodrama cheio de coincidências alucinantes, mortes, etc. 
 Existem duas versões para essa história, uma é que foi um escândalo de adultério perpetrado por duas princesas francesasMargarida de Borgonha e Branca de Borgonha, respectivamente esposas dos futuros reis Luís X de França (O Cabeçudo) e Carlos IV de França. A segunda versão é uma lenda do século XV, provavelmente baseada no acontecimento do reinado de Filipe O Belo (O Rei de Ferro), em que uma rainha de França, depois de se deitar com os seus amantes, os lançava ao rio Sena.
   Foi então, que em 1832, Alexandre Dumas e Frédéric Gaillardet exploraram a lenda nesse drama histórico (La Tour de Nesle). Os cinco atos da peça, representavam as orgias e a morte de uma rainha de França do início do século XIV, provavelmente Margarida da Borgonha, contando também com outros personagens Buridan, os irmãos Aunay. 
Alexandre Dumas pai, autor do clássico da literatura, 
"Os Três Mosqueteiros".

   Dois acontecimentos marcaram a transformação no teatro francês: em 1827, Victor Hugo (1802- 1885), novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política no seu país, escreveu "Cromwell", peça tão grande que nunca pode ser montada, mas foi publicada e precedida de um prefácio em que ficam estabelecidos tanto os princípios quanto as características do teatro "novo" ou romântico.



   No ano de 1830, Victor Hugo completa sua tarefa com "Hernani", cuja estréia se deu um escandaloso tumulto devido à confrontação entre tradicionalistas e os novos. “Hernani” representa o fim do classicismo e expressa novas aspirações da juventude. A peça exalta o herói romântico em luta contra a sociedade,  dividindo opiniões, onde agradava os jovens e desagradava os mais velhos, o que desencadeia uma disputa de público que contribui para a consagração de Hugo como líder romântico. 
   A peça obteve grande sucesso, lotando o teatro em todas as suas exibições. A disputa entre opiniões gerada por Hernani obteve proporções além do teatro, apoiadores e opositores, travavam brigas e discussões por toda a França.

Victor Hugo

   Hugo afirma que o drama deveria ser realista e que a realidade era um produto da combinação do grotesco com o sublime, que se entrelaçariam no drama da mesma forma que na vida. Esta teoria influenciaria mais tarde os dramaturgos do "teatro de vanguarda", manifestando-se também, no expressionismo no teatro didático de Bretch.
   As peças de Hugo, e suas idéias sobre o drama românico fizeram que a tragédia clássica, especialmente de Racine, deixasse de ser o modelo supremo da dramaturgia francesa.

   Os tradicionalistas podiam tentar impedir o crescimento dessa nova configuração do Romantismo, mas de nada adiantou; a batalha já estava ganha pelos novos.
   Anterior mesmo ao abalador "Hernani" foi "Henrique III e sua Corte", de Alexandre Dumas pai, que alcançou grande sucesso. Uma peça cheia de emoção, que teve o mérito de haver iniciado o teatro romântico na França, levado à cena pela primeira vez, na Comédie Française, em 1829. Hoje em dia a peça é conhecida apenas pela versão operística de Verdi (1813- 1901), "O Rigoletto". A ópera, no entanto desvia ligeiramente da peça, devido à censura imposta. A personagem do Duque era inicialmente o Rei, e algumas partes do texto teve de ser alterado devido ao conteúdo político.

Verdi


  A ópera, no entanto desvia ligeiramente da peça, devido à censura imposta. A personagem do Duque era inicialmente o Rei, e algumas partes do texto teve de ser alterado devido ao conteúdo político.
   O romantismo lírico e puro não conseguiu durar muito tempo, porque o gosto do público pelos exageros levou a uma série de obras cheias de mortes, fantasmas, correntes que se arrastam durante a noite, masmorras medievais e coisas do gênero.

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